Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

domingo, 12 de setembro de 2010

Higiene - Dicas

 
Olá queridas mamães! Tudo bem? Hoje o post é rapidinho com algumas pesquisas que fiz a respeito do banho e troca de fraldas em meninos e meninas! Achei bem legal e simples as explicações. No Hospital nos ensinam mas será que em casa dá para fazer do mesmo jeito que no Hospital? É preciso embrulhar o bebê e só depois dar o banho? Você ainda faz assim? Eu fazia somente no primeiro mês quando ele era ainda muito pequeno, agora faço como as dicas que vou postar logo abaixo.

Mas tem um detalhe, continuo limpando os  olhos, nariz e boca com algodão embebido em água morna antes de levá-lo a banheira para não usar a água dela para lavar estas partes tão delicadas. Não embrulho-o na toalha se estiver frio porque normalmente limo o rostinho antes de tirar o Body. Mas lavo a cabeça na banheira durante o banho. Nota Mental: Preciso buscar o aquecedor na casa do meu pai! Separo todas as peças de roupa no quarto e deixo tudo preparado para trocá-lo. E também coloco o vidro do xampu na água para que o líquido fique quentinho.

 Cuidados com o Bebê: Como dar banho de forma adequada:
Passo 1 - Prepare a banheira: encha-a com cerca de 5 a 7 cm de água, quantidade suficiente para alcançar o início do umbigo do bebê. Coloque o cotovelo ou a pele do antebraço na água para se certificar de que a temperatura está morna e não quente.


Passo 2 - Tire a roupa do bebê e limpe o bumbum com algodão umedecido em água morna.


Passo 3 - Passe a sua mão esquerda por trás das costas do bebê, fechando a sua mão embaixo do braço esquerdo dele. Segure o bumbum e a coxa com a mão direita e coloque-o lentamente na banheira.


Passo 4 - Use a mão direita para ensaboá-lo, enquanto a esquerda continua segurando-o. Passe a sua mão direita molhada no rosto do bebê. Jogue um pouco de água nos cabelos e lave-o com o sabonete neutro. Penda a cabeça dele para trás e enxágue o cabelo.


Passo 5 - Ensaboe o pescoço, as axilas, o peito, a barriga, os órgãos genitais e as pernas. Não se esqueça da parte de trás das orelhas, do coto ou do umbigo e do espacinho entre os dedos (mãos e pés).


Passo 6 - Com a mão direita, vire o bebê, deixando o peito dele apoiado no seu braço esquerdo. Lave as costas, as pernas e as solas dos pés. Por último, limpe o bumbum. Tire o bebê da água e enxugue-o bem.
  
Como trocar fralda de menino?

1 - O trocador: O primeiro passo é lavar as mãos. Em seguida verifique se todos os itens para a troca estão próximos. São eles: água morna, algodão, duas fraldas de pano, fralda descartável e pomada para prevenir assaduras. Tudo pronto, então coloque o bebê deitado, de barriga para cima, sobre uma superfície segura, plana e macia. O ideal, também, é que esse lugar seja quente e sem correntes de ar. Para lembrar: a criança nunca deve ser deixada sozinha no trocador.


2 - Tchau fralda suja: Tire a parte debaixo da roupa do bebê e solte as tiras adesivas da fralda suja. Levante as perninhas da criança e puxe a fralda usada. Enrole-a e jogue no lixo, que deve estar próximo. Caso prefira, pode colocar uma fralda de pano sob o bebê. Isso evita que o trocador fique sujo.


3 - De cima para baixo: Como boa mãe precavida, coloque uma fralda de pano ou um chumaço de algodão sobre o pipi do menino. É bastante comum escapar xixi neste momento. Umedeça outro chumaço de algodão na água morna e comece a limpá-lo, sempre no sentido descendente (de cima para baixo). Se o seu filho não é circuncidado, não é preciso puxar o prepúcio para baixo para limpá-lo


4 – Bumbum: Não esqueç
a de passar o algodão na virilha, inclusive nas laterais do saco escrotal e abaixo dele. Troque o chumaço de algodão quantas vezes forem necessárias e limpe também a região do bumbum.



5 – Secar: Depois que o bebê estiver bem limpo, seque-o com uma fralda de pano macia. E passe o creme contra assaduras nas dobras.


6 - Fralda limpa: Levante as pernas e coloque a fralda limpa bem embaixo do bumbum. Deite-o novamente. Feche as tiras laterais na altura da cintura, deixando uma folga de aproximadamente um dedo entre o corpo do pequeno e a fralda. Caso a fralda fique apertada demais, o pequeno irá reclamar. Pronto, o bebê está agora sequinho e cheiroso.


Considerações finais: Operação Tudo Azul
O cuidado especial com os meninos fica por conta da pele que recobre o pênis, chamada de prepúcio.

O banho do garoto
• Ao retirar a fralda, faça uma higienização prévia do bebê, removendo a sujeira dos genitais e da bolsa escrotal.
• Use água morna para facilitar o trabalho de puxar o prepúcio e limpar a cabeça do pênis.
• Coloque o bebê na água e lave o corpo todo, inclusive a região genitália, com sabão.
• Enxágüe o nenê, retire-o da banheira e enxugue o corpo todo. Com uma toalha de fralda enxugue o pipi.

A troca de fralda do menino
• Para escapar dos vigorosos jatos de urina, mantenha sempre a mão uma fralda de pano próxima das mãos. Se ele resolver fazer pipi, proteja os genitais com o pano.
• Coloque o bebê deitado de costas no trocador. Tire a fralda, utilizando a parte limpa para remover o grosso das fezes e facilitar a higiene.
• Com um algodão embebido em água morna limpe toda a região do ânus e da virilha.
• Limpe todo o prepúcio, até que as dobrinhas estejam totalmente higienizadas.
• Seque a região com uma fralda de pano, passe o creme protetor de assaduras na virilha, no pênis e na volta do ânus e coloque uma fralda limpa.

Devo puxar o prepúcio?
A maioria dos pediatras recomenda puxar o prepúcio que recobre o pênis apenas para limpar a cabeça do órgão, que fica encoberto por pele e sujeito ao acúmulo de resíduos. Hoje se sabe que a massagem vigorosa que era recomendada antigamente é desnecessária, pois ela pode causar pequenas lesões que, com o tempo, dificultam ainda mais a exposição da glande. "Se, após os 2 anos, o prepúcio não tiver se recolhido, indica-se a cirurgia de fimose, na qual retira-se um anelzinho de pele da cabeça do pênis, liberando o pipi", explica Renato Lopes, pediatra de São Paulo.

  
Como trocar a fralda da menina?

Trocar a fralda é algo que se aprende na prática. Aliás, a mãe de um recém-nascido fará isso cerca de 10 vezes ao dia. Mas, é claro, ninguém nasce sabendo como esse ritual deve ser feito da maneira correta. Para ajudá-la nisso, elaboramos um guia para você aprender como limpar da sua pequena.

 

1. O trocador : O primeiro passo é lavar as mãos. Depois, verificar se todos os itens para a troca estão próximos. São eles: água morna, algodão, duas fraldas de pano, fralda descartável e pomada para prevenir assaduras. Tudo pronto, então coloque o bebê deitado, de barriga para cima, sobre uma superfície segura, plana e macia. O ideal, também, é que esse lugar seja quente e sem correntes de ar. Para lembrar: a criança nunca deve ser deixada sozinha no trocador.




2. Tchau fralda suja: Tire a parte debaixo da roupa da menina e solte as tiras adesivas da fralda suja. Levante as pernas da pequena e puxe a fralda usada. Enrole-a e jogue no lixo. Caso prefira, coloque um pano limpo sob o bebê para que o trocador não suje.






3. De cima para baixo : Pegue um chumaço de algodão umedecido e comece a limpar o bebê no sentido descendente (de cima para baixo). Não esqueça das dobrinhas ao lado da vagina e de dentro dos grandes lábios. Esse cuidado é bastante importante.






4. Bumbum: Troque o chumaço de algodão quantas vezes forem necessárias. Limpe agora a região do bumbum, sempre no sentido descendente (de cima para baixo).





5. Secar: Depois que o bebê estiver limpo, seque toda a região com uma fralda de pano macia. Passe, então, o creme contra assaduras na região das dobrinhas.






6. Fralda limpa: Levante as pernas da criança e coloque a fralda descartável bem embaixo do bumbum. Deite o bebê novamente. Feche-a -na altura da cintura, deixando uma folga de um dedo entre o corpo dela e a fralda. Isso evita incômodos. Pronto! Ela está agora limpa e cheirosa.




Considerações finais: Delicadeza Feminina
A uretra da menina é mais curta e o ânus fica muito próximo da vagina. Por isso, a região deve ser bem limpa para prevenir contaminações por bactérias e infecções urinárias.



O banho da garota
• "Ao retirar a fraldinha, faça também a higiene da criança,
removendo os resíduos de xixi e cocô com um chumaço de algodão e água, sempre no sentido da vagina para o ânus para evitar a contaminação da vagina pelas fezes", explica a pediatra Maria Clara. 
• Coloque a mocinha na água e, na hora de limpar os genitais, abra delicadamente os grandes lábios e ensaboe a região. Lave bem as dobrinhas entre os grandes e os pequenos lábios.



A troca de fralda da menina
1 Coloque a criança deitada de costas no trocador.Aproveite a parte limpa da fralda para retirar o excesso de fezes, sempre no sentido da vagina para o ânus para evitar a contaminação da vagina pelas fezes 
2 Abra a vulva e passe um algodão com água morna. 
3 Descarte o algodão a cada passagem, nunca reutilizando- o. Seque a região com uma fralda de pano, passe um creme protetor de assaduras e coloque uma fralda limpa.



Secreções são normais
Nos primeiros dias de vida, as garotas apresentam uma secreção viscosa na vagina. O quadro é normal e indica excesso de hormônio feminino, herdado da mãe, A partir daí, secreções leves como clara de ovo também podem ocorrer. Na verdade elas têm a função de proteger o local. Secreções amarelas devem ser comunicadas ao médico, pois são indício de infecção. Para prevenir, limpe bem o ânus, pois os restos de fezes contamina a vagina.


Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Mrs_Dalloway disse...

Muito legal esse post.
Eu tbm lavo a cabeça no banho. Mas utilizo o aquecedor. Até pq eu faço massagem antes do banho...

A pediatra falou que não se deve mais fazer massagem ou puxar o prepúcio para fazer a limpeza. Mas ja ouvi muita gente falando que precisa. Vc faz?

Beijos

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Então amiga, eu empurro a pele mas sem forçar, higienizo mas ainda não massageio.

Jessica disse...

Seu blog ´uma delicia de ler. Amei o post, está linkadissima no meu cantinho. Beijooo

Nat disse...

Eu tbm lavo a cabeça no banho desde que viemos pra casa, é muito mais fácil! e uso o algodãozinho pra limpar o rosto.

Uma dica, eu não tenho aquecedor mas como dou banho dentro do banheiro sempre deixo o chuveiro ligado um pouco antes para aquecer o ambiente. Fica um vaporzinho gostoso!

Beijos

jacqueline disse...

Amei as ilustrações!! rs
acredita que até hoje só dei um banho no Bryan? e o que dei nossa, quase que ele afoga...rs
ele se mexe muito e pula dentro da banheira, deixo essa tarefa pra vovó dele...kkkkkk
agora limpar coco de menino é mil vezes mais facil que de menina.Nem me imagino limpando uma pepequinha...rsrs deve se ter o maior cuidado né!
bjos

Cheila disse...

Ufa...consegui!
Naum estava conseguindo acessar seu blog.
Amei as dicas, só q o garotão q eu tenho em casa, só toma banho no chuveiro, vê se eu posso com isso.
O bibiu do dudu, a pediatra me orientou a puxar em td troca de fralda e no banho, qnd a gente foi no pediatra, q naum era a dele, ele puxou o bibiu dele,na verdade eu msm puxei em casa, e o pediatra terminou de puxar, agora é só continuar higienizando pra naum grudar de novo e nem dar infecção.
Fiz outro blog, nos visitem: http://lucasminharazaodeviver.blogspot.com/
Bjks.

Patty Silveira disse...

Amiga querida

Ameiiiiiiiiii o post, como sempre super explicadinho!!! Adooorei!! Aprendi a trocar fralda de meninos e meninas.........hehe!!!

Beijossssss

Gisela disse...

Kekinha e suas super dicas #amoOo

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!